ABNT
EDIÇÃO DE JULHO / 2012      3843 visitas  
Mavenflip, publicações eletrônicas
[ Capa ] ?Estamos transitando para patamares mais altos de qualidade e de eficiência? José Luiz Albertin, chefe de secretaria do Comitê Brasileiro Automotivo (ABNT/CB-05) partes 1, 2 e 3); cintos de segurança (ABNT NBR 7337:2011); dispositivos de retenção para crianças (ABNT NBR 14400:2009); e<br/> medição do consumo de combustível (ABNT NBR 7024:2010), entre inúmeras outras. <br/> De acordo com o chefe de Secretaria do ABNT/CB05, José Luiz Albertin, os grandes desafios enfrentados pelo Comitê Brasileiro Automotivo estão associados ao momento por que passa o país e aos avanços da tecnologia.<br/> <br/> ?Estamos transitando para patamares mais altos de qualidade e de eficiência. <br/> Há uma maior integração com as regras internacionais e isso demanda processos mais rápidos e robustos de fazer normas, com ênfase no planejamento e na rapidez de execução?, ressalta. <br/> Acompanhando a<br/> normalização internacional junto ao Comitê Técnico ISO/TC 22, Road Vehicles, do qual o ABNT/CB-05 atua como espelho, Albertin destaca que tem havido um importante debate sobre ?segurança no uso?, tratando da relação entre as funções disponibilizadas e o usuário. <br/> O objetivo é inibir situações<br/> nas quais o que é um serviço ao condutor vire-se dramaticamente contra ele, sem que haja uma falha causadora. <br/> Entre as tecnologias em destaque no setor automotivo, Albertin aponta o emprego da segurança ativa, que age independente da ação do condutor. <br/> ?Temos veículos comerciais operando<br/> no Brasil com dispositi 04 Boletim ABNT julho 2012 vos que avaliam continuamente a distância e a razão de aproximação do veículo à frente e param, independente do condutor, se as leituras indicarem falta de segurança?, explica o chefe de Secretaria do ABNT/ CB-05. <br/> De acordo com Albertin,<br/> alguns modelos importados possuem sensoriamento de presença para evitar acidentes com pedestres. <br/> ?Assisti à apresentação técnica de uma estrutura em aço que se expande em caso de colisão. <br/> É para ser aplicada em colunas de porta e nas laterais de veículos. <br/> Algo que faz a função de<br/> estrutura variável em prol da segurança?, ele observa. <br/> O emprego de novas tecnologias no comando e na interação dos veículos é fundamental e também está na pauta dos normalizadores. <br/> ?O volume de dados manuseados no veículo, tanto no seu funcionamento e controle pelo operador, quanto para<br/> atender à relação do veículo e passageiros com o meio externo, é enorme e crescente. <br/> Essas tecnologias devem ser normalizadas dentro do contexto automotivo?, anuncia Albertin. <br/> Segurança e tecnologia A utilização de tecnologias de informação (TI) e de comunicação conhecidas como Sistemas<br/> Inteligentes de Transporte e Tráfego (ou ITS, do inglês, Intelligent Transport Systems) tem contribuído de forma relevante para a segurança do condutor e o desempenho do veículo. <br/> As normas técnicas também tratam desse aspecto, agregando recursos de TI ao setor automotivo e propondo soluções<br/> integradas. <br/> ?O objetivo do ITS é promover a mobilidade do usuário mediante informações, em tempo real, que orientem seu deslocamento, origem-destino, com rapidez (menor tempo de percurso) e, sobretudo, com segurança?, informa o superintendente do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego<br/> (ABNT/CB-16), Hélio Antonio Moreira. <br/> Ele exemplifica a vantagem da utilização do ITS: ?Imagine uma cidade equipada com: painéis de mensagens variáveis e informativos (baseados em LED) instalados nas vias urbanas; detectores individualizados de veículos equipados com leitura automática de<br/> placas; estações meteorológicas e detectores de lâmina d?água das vias urbanas?. <br/> Com todo esse aparato de ITS, de acordo com Moreira, o usuário da malha viária dessa cidade teria condições de obter as informações em seu computador (palm top, tablet, notebook) ou smartphone, sobre o tempo de<br/> percurso entre dois pontos; rotas a serem www.abnt.org.br

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